Como Vender em Tempos de Crise Sem Gastar (muito)

Como Vender em Tempos de Crise Sem Gastar (muito)

A última coisa que você quer nesse momento é gastar dinheiro.

O que vou defender agora é que com marketing digital não se gasta dinheiro, mas se investe! Assim como outras mídias tradicionais de marketing, o retorno de um investimento na Internet não é imediato, mas é garantido (ou ao menos você sabe quando ocorre).

Muito se fala na crise econômica em que o Brasil está passando, preços absurdos devido a impostos, aumento do dólar, desemprego e aumento das contas de serviços básicos como água, luz e telefone. Mas o pior da crise não é o que ela causa…

O pior da crise é a falta de coragem!

Calma, não entendam mal.

Vejo muitos empresários reclamando que os negócios vão de mal a pior, os clientes não estão aparecendo e que os fornecedores estão diminuindo. O problema é que estes mesmos empresários não estão fazendo nada para divulgar a sua marca, e quando fazem muitas vezes utilizam uma estratégia errada ou não tem nenhum controle sobre os resultados.

Investir em Marketing Digital vale a pena?

Um dos principais benefícios de uma campanha de marketing digital é que você tem o controle sobre tudo! Todas as plataformas de marketing digital disponíveis para anunciantes disponibilizam relatórios completos dos resultados das campanhas.

Pra você entender melhor:

Quando você anuncia sua empresa na Televisão, a emissora te diz quantas pessoas viram o seu anúncio? Um jornal te diz quantas pessoas ligaram para o telefone da sua empresa a partir do anúncio que foi veiculado na página escolhida? E a Revista, te diz quantas pessoas folhearam as páginas e viram o seu anúncio?

A tecnologia de hoje ainda não permite que os meios comuns de publicidade offline divulguem estes relatórios. É aí que a Internet se torna mais vantajosa em anunciar a sua empresa.

Quero vender mas meu orçamento é baixo, e agora?

Tranquilo! Um outro benefício que as mídias digitais oferecem é que você investe o quanto quiser! Algumas plataformas de marketing digital, como o Facebook Ads, requerem um investimento mínimo de R$ 1 por dia. Comparando com o valor que se paga em outras mídias, esses R$1 valem muito e trazem resultado.

Vamos pensar juntos no seu orçamento mensal. Quanto você tem disponível para investir?

Dica para pequenas empresas: comece com no mínimo R$ 100 e no máximo R$ 300! É o ideal para quem quer criar uma presença digital básica e atrair clientes o suficiente para se manter por um tempo no mercado.

Onde devo investir?

Agora tudo depende de você e dos objetivos de marketing da sua empresa. Nem todas as empresas precisam estar no Facebook, mas é essencial que ela seja encontrada no Google. Mas já que nestas duas ferramentas nós podemos investir qualquer valor, neste post vou utilizar o Facebook Ads para que você tenha mais afinidade e saiba como utilizar.

Como investir no Facebook

Vamos trabalhar com anúncios no Facebook através da página da sua empresa. Se você ainda não tem uma, aqui eu ensino como criar e personalizar a página da sua empresa. Vou utilizar R$ 150 para esta mídia.

1 – Defina bem seus objetivos

Antes de investir qualquer valor no Facebook Ads, pense nos objetivos da sua campanha. Depois de definidos, você pode determinar melhor o seu orçamento.

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Escolha o objetivo da sua campanha

Os três objetivos mais comuns das campanhas do Facebook para pequenas empresas são: Promover sua Página, Alcançar pessoas próximas à sua empresa e impulsionar suas publicações.

Para criar a sua primeira campanha, clique no Gerenciador de Anúncios e crie a sua conta.

2- Promover sua página

Escolha esta opção para construir a base de fãs (opções curtir) da empresa no Facebook. Selecione a página da sua empresa e defina bem o seu público-alvo nesta parte, pois vamos escolher a opção de pagamento por resultado em fãs.

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Escolha bem o seu público-alvo, quanto mais segmentado melhor!

Dica para pequenas empresas: pense nos interesses do seu cliente. O que ele gosta que tem relação com o seu produto? Se você vende livros, selecione interesses relacionados a livros e leitura. É só digitar a palavra principal no campo Interesses que o Facebook mostra as opções, selecione todas que você acha relevante para você e seu cliente.

Salve o público que você criou para utilizá-lo em outras campanhas relacionadas, ajuda muito!

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Otimize a campanha para Curtidas na Página!

 

Lembra quando eu disse que você pode gastar o quanto quiser? É só você definir se a sua campanha tem dia para começar e terminar e o quanto você está disposto a investir por dia. Depois é só marcar a opção otimizar para Curtidas na Página para garantir o máximo de fãs pelo melhor preço, nisso o Facebook ajuda muito. Invista no mínimo R$50 para esta opção.

3- Alcançar pessoas próximas a sua empresa

Se a sua empresa possuir um endereço físico, você pode escolher anunciar para pessoas que estão próximas ao seu endereço. Esta é uma ótima opção para quem quer se tornar conhecido no bairro ou na cidade.

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Insira o endereço da sua empresa e defina o raio de alcance!

Esta opção só permite que você pague por impressões, então defina um valor máximo que gostaria de pagar por mês de aproximadamente R$ 50. Depois é só acompanhar o resultado no gerenciador de anúncios e pausar a campanha se não gostar dos resultados.

4 – Impulsionar suas publicações

O Facebook limita o alcance de todas as suas publicações de página. Para que várias pessoas visualizem a sua postagem, interajam ou cliquem em links que você divulga, invista os outros R$50 em Publicações Patrocinadas.

O esquema é o mesmo para outras campanhas: você pode segmentar o seu público, escolher a duração do anúncio e definir o orçamento diário.

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Escolha o público do anúncio, pode usar o que já foi salvo anteriormente.


Este post foi feito para você entender que é possível investir qualquer valor no Facebook para anunciar a sua empresa, atrair mais fãs e gerar vendas. Você já sabe que é possível gastar pouco e ter resultado, mas que tal aumentar o orçamento e atrair mais resultados?

Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre como Vender em Tempos de Crise sem gastar (muito)! Estou a sua disposição.

Compartilhe este post nas suas redes sociais! Você deve conhecer alguém que está precisando anunciar para fugir da crise, não é?

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